Rubens escreveu:Se tem uma banda que sintetiza o que é o rock´n roll para mim, essa banda são os Stones. Pode nem ser minha banda favorita - eu ainda gosto mais de Beatles, por exemplo - mas a música que eles fizeram representam de maneira magistral o espírito rock´n roll com sua mistura de blues, soul e country. Por isso achei forçação de barra a comparação entre as duas bandas. A carreira do Pearl jam pode ser comparada no máximo à do REM, Red Hot, Radiohead etc. E mesmo assim saem perdendo. Pq senão me engano, segundo a Karen, a carreira do Pearl jam sempre foi uma curva descendente. Vendendo menos discos a cada lançamento e perdendo interesse de alguns fãs e crítica. Enquanto essas outras bandas citadas, em algum momento de sua carreira, conseguiram dar a volta por cima e lançar álbuns de sucesso e respeitados.
Ah, por favor, sucesso, vendagem de disco, popularidade, não quer dizer absolutamente nada sobre a qualidade da música. De fato a carreira deles tem sido uma curva descendente nesse sentido e eles próprios são responsáveis por isso, foi decisão deles, decisão sábia por sinal. Poderiam ter feito o Ten 2, Ten 3, mas não fizeram e continuam uma banda respeitada até hoje, fazem grandes turnês e sempre lotam os shows, mesmo sem vender milhões de discos, poucas bandas tem cacife pra fazer isso. Agora se for discutir a relevância e qualidade dos discos ao longo dos anos, deixe de lado essa percepção de que sucesso comercial e de crítica = disco bom. Aliás, poucos aqui vão dizer que o disco de maior sucesso deles é o melhor.